«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

25
Jun 09

www.clerus.org  

 

Como forma de nos ajudar "a redescobrir com alegria, à maneira de Paulo, o encanto da vida dos apóstolos e a beleza da missão dos sacerdotes", Bento XVI proclamou o período que vai desde 19 de Junho deste ano até ao mesmo dia do ano seguinte como sendo o Ano Sacerdotal. Assim, esta semana sugerimos uma viagem até ao sítio da Congregação para o Clero. 
 
Como a referida congregação se encontra sediada no Estado do Vaticano, naturalmente que, por defeito, o sítio se encontra em italiano. Mas não fiquemos assustados, dado que podemos rapidamente com um clique, mudar a língua para português.
  
Ao nosso dispor neste espaço, encontramos uma quantidade enorme de conteúdos. Logo na página inicial, dispomos dos habituais destaques, das últimas novidades e de um conjunto de funcionalidades que passamos agora a analisar. 
 
A opção "orando pelos sacerdotes" faz parte de um "projecto de adoração eucarística e maternidade espiritual para apoiar os sacerdotes do mundo inteiro". O espaço "tire as suas dúvidas" pretende ser um repositório de respostas que vão sendo dadas ao longo dos tempos sobre questões importantes da vida da Igreja. Ao acedermos à "Biblioteca", ficamos maravilhados com a "colecção de livros e documentos destinados a consulta, a leitura e ao estudo, divididos em vários temas úteis ao desempenho do ministério". É de facto uma ferramenta bastante útil e que se encontra totalmente disponível. Em "estatísticas", podemos efectuar um "raio x" à "realidade do Clero no mundo". Por último, dispomos de um local onde facilmente acedemos aos documentos do Santo Padre e da congregação, devidamente catalogados em três grupos, (presbíteros, diáconos e catequese). Existem ainda mais duas opções riquíssimas (Bílbia Clerus e Ars 2009), mas devido à sua importância irão ser aqui apresentadas durante este Ano Sacerdotal.
 
Aqui fica a sugestão de visitarmos este espaço, apesar de especialmente dedicado ao clero, esta é uma oportunidade para cada vez mais todos conhecermos melhor este sector chave e vital à Igreja.
 
 
 
Fernando Cassola Marques
 
Multimédia | Fernando Cassola Marques | 2009-06-23 | 14:39:27 | 2599 Caracteres | Ano Sacerdotal, Comunicações Sociais
 
 
(Fonte: site Agência Ecclesia)

publicado por spedeus às 00:02

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO