«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

26
Set 09

A primeira etapa da Viagem Apostólica do Santo Padre levou-o ao Menino Jesus de Praga. Na “Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa”, coroou há poucos minutos a famosa estátua venerada do Menino Jesus, informa a organização de auxílio católica internacional “Ajuda à Igreja que Sofre”. Nesta ocasião, o Papa Bento XVI rezou a seguinte oração:
 
Ó meu Senhor Jesus,
contemplamos-te menino
e cremos que és o Filho de Deus,
que se fez homem
no seio da Virgem Maria,
por obra do Espírito Santo.
Tal como em Belém,
também nós, com Maria, José,
os anjos e os pastores,
te adoramos e te reconhecemos
como nosso único Salvador.
 
Fizeste-te pobre
para nos enriqueceres com a tua pobreza.
Concede-nos que nunca esqueçamos os pobres
nem todos quantos sofrem.
 
Protege as nossas famílias,
abençoa todas as crianças do mundo,
e faz com que o amor que nos trouxeste
possa sempre reinar entre nós
e conduzir-nos a uma vida mais feliz.
Faz, ó Menino Jesus, com que todos
possam reconhecer a verdade do teu nascimento,
para que possam saber
que vieste para trazer
a toda a família humana
luz, alegria e paz.
Tu és Deus e vives e reinas
com o Deus Pai
na unidade do Espírito Santo,
um só Deus, por todos os séculos dos séculos.

Ámen.
 
A coroação pelo Santo Padre representa a mais alta homenagem que a Igreja católica romana conhece para imagens de Jesus Cristo e da Mãe de Deus. “O gesto do Santo Padre exprime uma profunda verdade. Jesus Cristo já é rei enquanto criança. O Menino Jesus é o único rei capaz de trazer paz ao mundo,” comenta Padre Joaquín Alliende, o presidente da “Ajuda à Igreja que Sofre”.
 
Diz-se que Santa Teresa de Ávila deu de presente o Menino Jesus de Praga a uma nobre espanhola e que a imagem milagrosa chegou a Praga em 1556, quando a nobre deu a imagem como presente de casamento à sua filha. Desde 1628, a imagem é alojada na Igreja dos carmelitas “Nossa Senhora Vitoriosa” em Praga. Aí, o “Divino Menino” viveu uma história agitada. Na Guerra dos Trinta Anos, foi profanado por soldados protestantes da Saxónia, que lhe quebraram as mãos e o deitaram num monte de entulho atrás do altar e que expulsaram os padres carmelitas. Alguns anos mais tarde, o Padre Cirilo a Matre Dei, um carmelita de Luxemburgo que venerava profundamente o Menino Jesus de Praga, voltou a encontrar a imagem. Diz a lenda que o Menino Jesus lhe pediu encarecidamente que lhe devolvesse as mãos, prometendo-lhe: “Quanto mais me honrarem, mais vos abençoarei!” Na sequência, a veneração do Menino Jesus de Praga voltou a revigorar, espalhando-se pelo mundo inteiro.
 
Na actualidade, mais de meio milhão de peregrinos por ano visitam a “Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa” para pedir consolação e auxílio ao Menino Jesus de Praga e para testemunhar a sua veneração. À imagem milagrosa atribuem-se numerosos milagres e prodígios. O Menino Jesus de Praga, além disso, serviu como fonte de inspiração para o famoso livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry.
 
(Fonte: site Radio Vaticana)
publicado por spedeus às 14:49

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO