«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

29
Nov 09

Em vista do Dia Mundial de Luta contra a SIDA/AIDS, o presidente da Caritas Internacional, Cardeal D. Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, pediu que sejam adoptadas medidas imediatas para prevenir a morte de crianças com VIH/HIV nos países pobres.

Referindo-se ao tema do Dia Mundial, do próximo dia 1 de Dezembro, "Acesso universal e direitos humanos", o presidente da Caritas Internacional afirmou que é um direito humano universal que as crianças sigam o curso natural do crescimento; todavia, metade das crianças infectadas morre antes de completar dois anos devido ao acesso limitado ao tratamento adequado nos países menos desenvolvidos.

"Nenhuma mãe, nenhum pai deveria assistir com impotência à morte do seu filho. Nenhum filho deveria sofrer porque nasceu num país com alta incidência da SIDA/AIDS e com um precário sistema de saúde. O acesso universal ao tratamento não tem nada a ver com a geografia, porque é uma questão de humanidade. Refere-se à redução do sofrimento e a salvar vidas, a permitir que as crianças cresçam e se desenvolvam devidamente" – declarou o Cardeal Maradiaga.

Cerca de dois milhões de crianças, no mundo inteiro, vivem com o VIH/HIV. Quinze milhões de menores de idade perderam um ou ambos os pais devido às doenças relacionadas com a SIDA/AIDS.

Este ano, a Caritas Internacional lançou a campanha "Haart* para as crianças", a fim de exortar os governos, as empresas farmacêuticas e a comunidade internacional para que facilitem o acesso aos exames e ao tratamento das crianças com VIH/HIV e tuberculose.

A Caritas administra programas sobre VIH/HIV e SIDA/AIDS em mais de cem países, e está comprometida na luta contra a pandemia há mais de 20 anos.
 
* denominação do tratamento antiretroviral e procura-se jogar com a palavra 'heart' coração em inglês

(Fonte: site Radio Vaticana)
publicado por spedeus às 00:01

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO