«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

01
Mar 10

Vão multiplicar-se, em 2010, as iniciativas para comemorar o bicentenário do nascimento de Chopin.

Na Polónia, país onde o compositor nasceu, 2010 é o “Ano Chopin”, como foi oficialmente decretado na noite de Ano Novo.

Estima-se que haja, ao longo do ano, por todo o mundo, cerca de duas mil iniciativas para comemorar Chopin, 1200 das quais na Polónia.

O comissário polaco para o “Ano Chopin 2010”, Waldemar Dabrowski - antigo ministro da Cultura -, declarou que as comemorações não têm como objectivo popularizar a música de Chopin, pois “esta não precisa de ser popularizada”, mas destinam-se a “apresentar ao mundo a imagem da Polónia de hoje através da música de Chopin”.

As iniciativas comemorativas incluem concertos e recitais de música clássica, jazz, blues e rock, além de bailado, exposições, espectáculos de teatro, filmes e desenhos animados.

Os momentos altos do Ano Chopin na Polónia estão agendados para Agosto, com o festival internacional “Chopin e a sua Europa”, e Outubro, com o XVI Concurso Internacional Fryderyk Chopin.

Em Portugal, desde o início do ano que têm decorrido actividades de homenagem a Chopin. Do calendário para o resto do ano, destaca-se um concerto, no CCB, a 8 de Março, com a orquestra polaca Sinfonia Inventus, sob a direcção de Tadeusz Wojciechowski.

Em Junho, o Teatro Municipal São Luiz e a Orquestra Metropolitana organizam um festival (de 16 a 19), com vários espectáculos. Um deles desafia o pianista Mário Laginha a improvisar a partir das pautas do compositor polaco.

(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença, na sua edição de 01.03.2010)

publicado por spedeus às 23:49

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO