«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

24
Mar 10
"Deveis responder [por isso] diante Deus Todo-poderoso e perante os tribunais devidamente constituídos". A frase é de Bento XVI, dirigida aos sacerdotes e religiosos que cometeram abusos sexuais de crianças, e segue-se a uma constatação não menos pesada: “Traístes a confiança depositada em vós por jovens inocentes e pelos seus pais”.

O Papa – que age, normalmente, como pai – assumiu, este fim-de-semana, na carta enviada à Igreja irlandesa, sobre a pedofilia, a pose difícil e austera do juiz. Justifica-se. O escândalo que envolve a Igreja daquele país, cúmplice na ocultação, durante décadas, de um enorme número de caso de abusos sexuais, impunha uma contrição sem precedentes e a afirmação clara de que tal encobrimento: nunca mais!

Não se espera o aplauso das vítimas. Compreende-se, como reconhece Bento XVI, que lhes seja difícil “perdoar e reconciliar-se com a Igreja”. Mas esta não é uma entidade abstracta e não se confunde com a hierarquia. É constituída pela comunidade dos crentes unidos pela mesma fé.

Não adianta alegar que a percentagem de padres pedófilos é idêntica à de outras profissões ligadas a crianças ou que na Igreja católica estes crimes não são mais frequentes do que noutras confissões. Sendo verdade, não adianta recordar que Cristo nos ensina a condenar o erro e amar os que erram.

Com o Papa, enquanto crente, junto a minha voz ao pedido de desculpas, partilhando com ele a mesma enorme vergonha e remorso.

Graça Franco

(Fonte: site Rádio Renascença)
publicado por spedeus às 21:49

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO