«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

27
Mar 10
D. Manuel Clemente, Pacheco Pereira e Helena Matos falam de Bento XVI e da actual «encruzilhada cultural»

A visita de Bento XVI a Portugal ultrapassa as fronteiras da Igreja Católica e será também um acontecimento relevante do ponto de vista cultura e civilizacional.

A posição foi defendida esta Sexta-feira, em Fátima, numa mesa-redonda intitulada «Visita do Papa Ratzinger numa encruzilhada cultural», na qual participam José Pacheco Pereira, D. Manuel Clemente e Helena Matos, com moderação de José Tolentino Mendonça.

Este último, director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, lembrou que “encruzilhada cultural é um sintagma caro a Bento XVI” e que “a cultura é hoje um campo decisivo para o que é a missão da Igreja.

Toelntino Mendonça, padre e poeta, diz que este é um Papa que se faz ouvir “para lá dos limites da Igreja”.

Já Pacheco Pereira sublinhou a importância de Bento XVI enquanto intelectual europeu. Elogiando o actual Papa, o deputado e historiador disse que a Igreja “tem de ultrapassar” uma ideia de sobrevivência “assente em mecanismos defensivos de religiosidade popular”.

Sobre esta questão falou D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, para quem o caso de Fátima é um “enorme fenómeno” de religiosidade popular, “um dos maiores da Europa”.

Neste contexto, precisou que a visita papal é um acontecimento fundamentalmente “religioso”, que exige um tratamento diferente.

O prelado defendeu a necessidade de “intensificar o núcleo criativo do Cristianismo”, com consequências no campo das artes e da solidariedade.

Já a jornalista Helena Matos admitiu que, no seu percurso, teve de rever a ideia de que os homens da Igreja falavam só de Deus. Em política, acrescentou, ignorar Deus é um erro “imperdoável”.

“Os Estados podem prescindir de Deus, mas os povos sofrem mais”, assegurou.

Cerca de 175 pessoas participaram no seminário de preparação da visita do Papa, destinado a profissionais da Comunicação Social, iniciativa da Comissão de Comunicação Social da Comissão Organizadora da viagem de Bento XVI a Portugal (11 a 14 de Maio).

(Fonte: site Agência Ecclesia)
publicado por spedeus às 17:00

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO