«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

28
Mai 10
Espírito Santo e a Fé

Ainda que o assentimento da Fé não seja um movimento cego da alma, ninguém, contudo, pode aderir à pregação evangélica - como é necessário para salvar-se - sem a iluminação e a inspiração do Espírito Santo, que dá a todos suavidade em consentir e crer a verdade. Por isso a Fé é em si mesma - ainda que não actue pela caridade (cfr. Gal 5, 6) - Dom de Deus e o seu acto é uma obra que pertence à salvação; por este acto o homem presta ao próprio Deus obediência livre, consentindo e cooperando com a Sua Graça, a que poderia resistir.

(CONCÍLIO VATICANO I, Constituição Dogm. Dei Filius, cap. 3, Dz - Sch, nr. 3010)

MÊS DE NOSSA SENHORA

Santo Rosário: Mistérios Luminosos
2º Mistério: As Bodas de Caná


Em Caná da Galileia mostra-se só um aspecto concreto da indigência humana, aparentemente pequeno, e de pouca importância: Não têm vinho. Mas isto tem um valor simbólico. O ir ao encontro das necessidades do homem significa, ao mesmo tempo, a sua introdução no raio de acção da missão messiânica e do poder salvífico de Cristo. Por conseguinte, dá-se uma mediação: Maria põe-se entre seu Filho e os homens na realidade das suas privações, indigências e sofrimentos. Põe-se "no meio ", ou seja, faz de mediadora não como uma pessoa, estranha, mas no seu papel de mãe, consciente de que como tal pode - melhor "tem o direito de" - tornar presente ao Filho as necessidades dos homens.

(JOÃO PAULO II, Encíclica Redemptoris Mater, 25.03.1987, nr 20)
publicado por spedeus às 00:02

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO