«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

03
Jun 10
Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
De Trinitate, VIII, 12; PL 42, 958B-959A (a partir da trad. de Orval)

«Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante»

«Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor» (1Jo 4, 7-8). Neste texto, o Apóstolo João, com a sua grande autoridade, mostra claramente que, não somente o amor fraterno vem de Deus, como também que esse amor fraterno, que faz com que nos amemos uns aos outros, é o próprio Deus.

Por consequência, ao amarmos o nosso irmão com verdadeiro amor, amamos o nosso irmão segundo Deus, por Deus. E não é possível não amar acima de tudo este mesmo amor graças ao qual amamos o nosso irmão. Donde concluímos que estes dois preceitos não podem existir um sem o outro. Com efeito, visto que «Deus é amor», quem ama o amor certamente ama a Deus; ora, aquele que ama o seu irmão ama necessariamente o amor. Eis por que, um pouco mais adiante, o Apóstolo João diz: «Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a Quem não vê» (1Jo 4, 20); a razão que o impede de ver a Deus é o facto de não amar o seu irmão. Quem não ama o seu irmão não anda em amor; e quem não anda no amor não anda em Deus, porque «Deus é amor».

(Fonte: Evangelho Quotidiano)
publicado por spedeus às 00:01

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO