«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

28
Jul 10

Afinal, não foi o pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) que pintou o Martírio de São Lourenço, quadro encontrado recentemente numa igreja jesuíta em Roma. De acordo com Antonio Paolucci, director do Museu do Vaticano, não se trata de uma obra do pintor italiano, considerado que esta é uma peça de qualidade "modesta" e feita com uma técnica "inadequada".

"Não é um Caravaggio, mas não deixa de ser muito interessante. O contraste da luz indica com toda segurança que pertence à escola de Caravaggio", confirmou Mina Gregori, professora da Universidade de Florença e presidente da fundação Roberto Longhi durante uma apresentação da obra, ontem, em Roma. "Caravaggio é mais elegante", acrescentou.

A única coisa que se sabe para já é que a obra é da autoria de um pintor da região de Nápoles e porventura um dos primeiros discípulos de Caravaggio.

"Durante o processo de limpeza, o quadro pareceu-nos especialmente bonito e nós informámos as autoridades", tinha explicado à Reuters o padre Daniele Libanori, curador da principal igreja dos Jesuítas de Roma, onde está a obra. Após uma primeira observação, em meados de Julho, o jornal do Vaticano, o L’Osservatore Romano, causou sensação ao anunciar a descoberta de um novo quadro de Caravaggio.

Este ano, Itália celebra os 400 anos da morte de Caravaggio, com uma série de exposições e outras iniciativas. O artista é autor de, por exemplo, A Ceia em Emaús.

(Fonte: DN online)

publicado por spedeus às 08:59

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO