«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

31
Dez 10

Neste último dia do ano, o Papa Bento XVI presidiu na Basílica de S. Pedro a celebração das primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, seguida da exposição do Santíssimo Sacramento, do canto do Te Deum de agradecimento na conclusão do ano civil, e da bênção eucarística.

Na homilia o Papa recordou que a Igreja de Roma está empenhada na ajuda a todos os baptizados a viverem fielmente a vocação que receberam e a testemunhar a beleza da própria fé.

 

Para sermos discípulos autênticos de Cristo - disse depois Bento XVI, uma ajuda essencial chega-nos da meditação quotidiana da Palavra de Deus que como escreveu na recente Exortação apostólica Verbum Domini está na base da autentica espiritualidade cristã. Foi por isso que o Papa quis uma vez mais encorajar a cultivar uma relação intensa com Ela, em particular através da lectio divina para ter aquela luz necessária para discernir os sinais de Deus no tempo presente e proclamar eficazmente o Evangelho.

 

Bento XVI salientou que o lugar privilegiado da escuta da Palavra de Deus é a celebração da Eucaristia. E recordou que o convénio diocesano de Junho passado no qual participou quis evidenciar a centralidade da Santa Missa dominical na vida de cada comunidade cristã e deu indicações para que a beleza dos mistérios divinos possam resplandecer mais e melhor no acto celebrativo e nos frutos espirituais que deles derivam

 

(Fonte: site Rádio Vaticano)

publicado por spedeus às 18:06

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO