«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

27
Jul 08
Neste domingo ao meio-dia, no pátio interior da residência estiva dos arredores de Roma, o Papa acolheu um numeroso e caloroso grupo de peregrinos para a costumada recitação do Angelus.

A alocução que precede as Ave-Marias, foi naturalmente dedicada à XXIII Jornada Mundial da Juventude. Bento XVI declarou conservar “ainda nos olhos e no coração esta extraordinária experiência” em que lhe foi dado “encontrar o rosto jovem da Igreja”: “era como um mosaico multicolor, formado por rapazes e raparigas provenientes de todas as partes da terra, todos reunidos pela única fé em Jesus Cristo. Young prilgrims of the world – jovens peregrinos do mundo, assim lhes chamavam as pessoas com uma bela expressão que capta o essencial desta Jornadas internacionais iniciadas por João Paulo II. De facto, estes Encontros constituem etapas de uma grande peregrinação através do planeta, para manifestar como a fé em Cristo nos torna todos filhos do único Pai que está nos céus, e construtores da civilização do amor”.

O Papa sublinhou que a “característica própria” do encontro de Sidney foi a “tomada de consciência da centralidade do Espírito Santo, protagonista da vida da Igreja e do cristão”. E recordou que a Jornada Mundial foi precedida de um longo caminho de preparação, nas Igrejas particulares, tendo como tema a promessa de Cristo ressuscitado: “Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e ser-me-eis testemunhas”. E em Sidney – recordou ainda o Papa – os jovens ali presentes receberam ao longo de três dias, dos Bispos ali congregados, catequeses nas respectivas línguas: “estas catequeses são momentos de reflexão e de recolhimento indispensáveis para que o acontecimento não fique limitado a uma manifestação externa, mas deixe uma marca profunda nas consciências”.

Evocados também, pelo Papa, os dois momentos culminantes das Jornadas de Sidney: a vigília de sábado à noite, que foi (disse) “uma coral invocação do Espírito Santo”; e a grande celebração eucarística de domingo, em que administrou o Sacramento da Confirmação a 24 jovens de vários continentes. “Assim, esta Jornada Mundial transformou-se num novo Pentecostes, do qual partiu de novo a missão dos jovens, chamados a ser apóstolos dos seus colegas, como tantos santos e bem-aventurados, em particular o Beato Piergiorgio Frassati…

“Todos os jovens são convidados a seguir o seu exemplo, partilhando a experiência pessoal de Jesus, que transforma a vida dos seus amigos, com a força do Espírito Santo, o Espírito do amor de Deus”.

(Fonte: site Radio Vaticana)
publicado por spedeus às 13:25

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO