«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

26
Jun 08
As dúvidas sobre o efectivo grau de dificuldade dos exames deste ano - sobretudo na disciplina de Matemática - e nos mais variados graus de ensino é mais uma machadada na credibilidade de um sistema educativo em que, dia a dia, menos se confia.Desta vez, contudo, tem razão a ministra da Educação. Os especialistas previamente consultados (sobre a justeza das matérias testadas e o rigor científico das questões) não podiam, depois de ter dado o seu aval de gabinete às provas efectuadas, vir para a praça pública criticá-las por excesso de facilitismo.Independentemente de terem sido ou não questionados sobre o grau de dificuldade das provas, tinham a obrigação grave de alertar o Ministério para essa questão.Se as provas eram fáceis demais, podiam e deviam tê-lo dito antes. Depois, a crítica só serve para descredibilizar um sistema em que já poucos acreditam. E, com isso, todos perdemos.Sabe-se no nono ano o que devia saber-se no sexto? E no sexto conhece-se bem a matéria do quarto? Para que serve isso?É assim tão difícil chegar a acordo sobre o que deve saber, afinal, um miúdo de dez anos? E de quinze? E de dezoito?


Graça Franco

(Fonte: site RR)
publicado por spedeus às 00:00

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO