«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

21
Set 08

Amados irmãos e irmãs,

Talvez vos recordeis que no dia da minha eleição, quando me dirigi à multidão na Praça de S. Pedro, e de uma forma espontânea, me apresentei como um operário na vinha do Senhor.

Ora bem, no Evangelho de hoje (Mt 20, 1-16a), Jesus conta-nos a parábola do proprietário da vinha que a diversas horas do dia chama operários para trabalharem na sua vinha. Sendo que ao final do dia dá a todos o mesmo soldo, um denário, (…).

È claro que o denário representa a vida eterna, dom que Deus reserva a todos, mesmo àqueles que são considerados os “últimos”, que se o aceitam, serão os “primeiros”, enquanto estes podem incorrer no risco de se transformarem nos “últimos”. (…).

Na realidade ser-se chamado é já uma primeira recompensa: poder trabalhar na vinha do Senhor, colocar-se ao Seu serviço, colaborar na Sua obra, constitui por si só um prémio inestimável, que compensa qualquer dificuldade. Mas isto só é perceptível a quem ama o Senhor e o Seu Reino; aqueles que trabalham apenas pelo soldo, não se aperceberão jamais do valor inestimável deste tesouro. (…).

A Virgem Maria, que há uma semana tive a alegria de venerar em Lourdes, é videira perfeita da vinha do Senhor, dela germinou o fruto perfeito do amor divino: Jesus, nosso Salvador. Que Ela nos ajude a responder sempre com alegria ao chamamento do Senhor, e a encontrar a nossa felicidade no poder labutarmos pelo Reino dos Céus.


(Tradução a partir do italiano e edição de JPR)
publicado por spedeus às 19:18

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO