«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

17
Set 08

A dois dias do seu regresso de França, foi naturalmente a esta sua viagem apostólica que Bento XVI dedicou a audiência geral desta semana. O Papa recordou que esta visita pastoral teve lugar por ocasião dos 150 anos das aparições da Virgem a Bernardete. “Nesta nação, em que a Igreja teve um papel civilizador fundamental – observou o Papa – maturou a exigência de uma sã laicidade, que não significa prescindir da dimensão espiritual, mas sim reconhecer que esta é garante da liberdade e da autonomia terrena“.

Bento XVI recordou o encontro que teve com o mundo da cultura: “tive ocasião de reflectir como a busca de Deus é a via mestra e o fundamento de toda a verdadeira cultura“ – observou. “Aos sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, exortei-os a darem prioridade à escuta da palavra de Deus“. “Aos jovens, confiei-lhes dois tesouros da fé cristã – prosseguiu o Papa: o Espírito Santo, que abre a inteligência a horizontes mais amplos, e a Cruz, que revela a verdade do amor de Deus, e convidei os fiéis a procurar Deus presente na Eucaristia“.

Quase a concluir uma breve evocação dos diversos passos da sua viagem pastoral à França, Bento XVI recordou que, em Lourdes, teve ocasião de percorrer – como todos os peregrinos – “o caminho do Jubileu“. “Lourdes é verdadeiramente um lugar de luz, de oração e de conversão, onde os peregrinos, nesta escola de caridade e de serviço aos irmãos, aprendem a ver as suas próprias cruzes à luz da Cruz de Cristo“.

Não faltou, nesta audiência, uma saudação do Papa aos peregrinos de língua portuguesa:

“Amados Irmãos e Irmãs,

Agradecei comigo ao Senhor pelo sucesso da Viagem Pastoral que a Providência permitiu-me realizar na França. De modo particular, louvemos a Maria Santíssima pelos dons espirituais que ela nos quis alcançar através da Trindade Beatíssima.

Saúdo a todos os visitantes brasileiros aqui presentes, especialmente os de Jataí do Estado de Goiás, acompanhados pelo seu Bispo Diocesano, D. Aloísio Hilário Pinho. Que Deus vos assista, e a todos os peregrinos de língua portuguesa, com a minha Bênção Apostólica.”

(Fonte: site Radio Vaticana)

publicado por spedeus às 13:53

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO