«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

21
Out 08

O Cardeal Walter Kasper, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, diz que o Sínodo dos Bispos já fortaleceu significativamente as relações ecuménicas.


“Os nosso irmãos protestantes presentes estão muito impressionados com a importância que damos à Bíblia e à sua leitura. Também os nossos irmãos ortodoxos estão especialmente impressionados com a “sinodalidade”, trabalhar em conjunto de forma sinodal, pois é assim que funcionam as Igrejas Ortodoxas.”


No Sábado, 18 de Outubro, o Papa Bento XVI e o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla dirigiram juntos as Vésperas, é a primeira vez que um não católico dirige uma celebração litúrgica num Sínodo. Outra presença não católica notável foi o Rev. Archibald Miller Milloy das Sociedades Bíblicas Unidas, com quem o Cardeal anunciou na terça-feira 14 de Outubro, novas iniciativas de tradução e publicação.


“Qualquer diálogo ecuménico deve basear-se na Bíblia. Sobre a Bíblia nos dividimos. Mas por causa da Bíblia devemos chegar novamente à reconciliação.”


No Sínodo, os Bispos conversam sobre a prática da Lectio Divina em comunidades católicas. O Cardeal Kasper acredita que poderá ser usada também em ambientes ecuménicos.


“É uma leitura da Bíblia em oração. Isto deve ser o coração do ecumenismo: juntos ler a Santa Escritura acompanhada pela oração, e encontrar um comum entendimento de Jesus Cristo, chegar a encontrar Deus. Penso que isto é o mais importante para a unidade.”

 

(Fonte: H2O News)

 

publicado por spedeus às 13:43

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO