«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

31
Jan 09

Bento XVI recebeu em audiência neste sábado no Vaticano, os dirigentes da confederação italiana sindical dos trabalhadores, que há 60 anos dava os primeiros passos tomando parte activa na fundação do sindicato livre internacional levando o contributo dos princípios da doutrina social da Igreja e a pratica de um sindicalismo livre e autónomo de formações politicas e dos partidos.

No discurso proferido neste sábado o Santo Padre salientou que o grande desafio e oportunidade que a preocupante crise económica do momento convida a saber colher é aquela de encontrar uma nova síntese entre bem comum e mercado, entre capital e trabalho.

“Para superar a crise económica e social que estamos a viver, sabemos que é necessário um esforço livre e responsável da parte de todos; isto é, é necessário superar os interesses particulares e de sector, de maneira a enfrentar juntos e unidos as dificuldades que investem cada âmbito da sociedade, de maneira especial o mundo do trabalho.

Nunca como hoje se adverte uma tal urgência; as dificuldades que abalam o mundo do trabalho levam a uma efectiva e mais serrada concertação entre os múltiplos e diferentes componentes da sociedade”.

O auspício - disse o Papa a concluir – é que da actual crise mundial, brote a vontade comum de dar vida a uma nova cultura da solidariedade e da participação responsável, condições indispensáveis para construir juntos o futuro do nosso planeta.
 
(Fonte: site Radio Vaticana)

publicado por spedeus às 18:30

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO