«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

31
Jan 09

Há meio século, a 25 de Janeiro de 1959, o anúncio do Vaticano II feito por João XXIII foi uma clamorosa surpresa, que de repente ultrapassou os confins visíveis da Igreja católica. Já no dia seguinte o arcebispo de Milão que em 1963 se teria tornado Paulo VI definiu o futuro concílio um "acontecimento histórico de primeira grandeza", isto é "grande hoje, para amanhã; grande para os povos e para os corações humanos; grande para a Igreja inteira e para toda a humanidade".

 

O Cardeal Montini que seguiu as pegadas do predecessor, fazendo seu o concílio e assumindo a sua guia, tão discreta e paciente como determinada e firme viu imediatamente e com clareza, as perspectivas históricas e religiosas do Vaticano II. A mais vasta assembleia jamais celebrada na história foi intuída e aberta por um Papa de setenta e nove anos, um século depois da interrupção do Vaticano I (querido por Pio IX quase com a mesma idade), trazendo com coragem à luz uma ideia já lançada sob os pontificados de Pio XI e Pio XII. Aos sete anos da preparação e da celebração do concílio (1959-1965) seguiram-se os decénios da sua recepção, não concluída pense-se no período necessário para a aplicação dos decretos tridentinos que remodelaram o catolicismo e que foi o tema, em 1985, de uma assembleia sinodal querida por João Paulo II, que viveu o concílio como jovem bispo. Uma recepção controversa e não fácil devido à incidência das decisões conciliares na vida da Igreja, na liturgia, na missão, nas relações com as outras confissões cristãs, com o judaísmo, com a afirmação da liberdade religiosa, na atitude em relação ao mundo.

 

Último Papa que participou plenamente e com paixão como jovem teólogo no concílio, Bento XVI traçou em 2005 a interpretação católica do Vaticano II: um acontecimento que deve ser lido não na lógica de uma descontinuidade que, absolutizando-o, o isolaria da tradição, mas na da reforma, que o abre ao futuro. Um concílio que, como todos os outros, deve ser historicizado e não mitizado, inseparável dos seus textos, que precisamente sob o ponto de vista histórico não podem ser contrários a um suposto "espírito" do Vaticano II.

 

Os bons frutos do concílio são numerosos e entre eles encontra-se agora o gesto de misericórdia em relação aos bispos excomungados em 1988. Um gesto que teria agradado João XXIII e os seus sucessores, e uma oferta límpida que Bento XVI, Papa de paz, quis tornar público em coincidência com o aniversário do anúncio do Vaticano II, com a intenção clara de ver depressa sanada uma ruptura dolorosa. Intenção que não será ofuscada por inaceitáveis opiniões negacionistas e atitudes em relação ao judaísmo de alguns membros das comunidades às quais o bispo de Roma estende a mão.

 

Após meio século do anúncio, o Vaticano II está vivo na Igreja. Assim como o concílio permanece nas mãos de cada fiel para que o testemunho de quantos crêem em Cristo seja mais claro e forte no mundo.

 

Giovanni Maria Vian (Director)

publicado por spedeus às 19:34

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
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