«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

21
Fev 09
“Para que haja presbíteros segundo o coração de Cristo, há que pôr a confiança na acção do Espírito Santo, mais do que em estratégias e cálculos humanos, e pedir com grande fé ao Senhor, o dono da messe, que envie numerosas e santas vocações ao sacerdócio”: palavras de Bento XVI recebendo nesta sexta-feira, no Vaticano, os quarenta participantes na assembleia plenária da Comissão Pontifícia para a América Latina, que analisou nestes dias em Roma “a situação actual da formação sacerdotal nos Seminários” desta região centro e sul do continente americano.
 
O Papa recordou os cinquenta anos desta Comissão, criada por Pio XII em 1958, “para intensificar e coordenar mais estreitamente a obra desenvolvida a favor da Igreja na América Latina, perante a escassez de padres e missionários. Uma instituição que João Paulo II reavivou e potenciou, “com o fim de ressaltar a especial solicitude pastoral do Sucessor de Pedro pelas Igrejas que peregrinam naquelas queridas terras”.
 
Referindo os muitos encontros tidos, no ano passado, por ocasião das visitas “ad limina”, com bispos latino-americanos, Bento XVI congratulou-se com o facto de ter assim podido “conhecer mais de perto as esperanças e dificuldades do seu ministério apostólicos” e prometeu a todos acompanhar com a sua oração.
 
Evocada também a sua estadia em Aparecida, em 2006, por ocasião da Assembleia-geral de todo o episcopado da América Latina, reafirmando a opção então feita, de dar a prioridade ao encontro com Jesus Cristo e o seu Evangelho, pois “só assim se suscitam as forças que nos tornam capazes de dar a resposta apropriada aos desafios do nosso tempo. Continua a ser fundamental este encontro pessoal com o Senhor, alimentado pela escuta da sua Palavra e a participação na Eucaristia, assim como a necessidade de transmitir com grande entusiasmo a nossa própria experiência de Cristo. Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, somos os primeiros que temos que manter sempre viva a chamada gratuita e amorosa do Senhor, como a que Ele dirigiu aos primeiros discípulos. Como eles, também nós fomos escolhidos para estar com Ele, acolher a sua Palavra e receber a sua força, e viver assim como eles, anunciando a todas as gentes a Boa Nova do Reino de Deus”.
 
Referindo-se expressamente ao tema desta assembleia, o Papa observou que as “recomendações pastorais” por ela formuladas “hão-de ser um ponto de referência imprescindível para iluminar a acção dos Bispo da América Latina e Caraíbas, neste delicado campo da formação sacerdotal”.
 
“Hoje mais do que nunca, é preciso que os seminaristas, com recta intenção e à margem de qualquer outro interesse, aspirem ao sacerdócio movidos unicamente pela vontade de ser autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo que, em comunhão com os seus Bispos, o tornam presente como seu ministério e o seu testemunho de vida”
 
(Fonte: site Radio Vaticana)
publicado por spedeus às 00:04

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO