«Creio para compreender e compreendo para crer melhor» (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9) (Santo Agostinho, Sermão 43, 7, 9)

27
Fev 09

O filme britânico O 13.º Dia - Um milagre em Fátima, que relata a história das aparições, está «bem concebido e de acordo com a mensagem de Fátima», afirmou hoje o secretário internacional do Apostolado Mundial de Fátima (AMF).

 

Nuno Prazeres disse que o filme de Ian e Dominic Higgins, que se encontra em pós-produção, foi pré-apresentado em Novembro, em Fátima, para os participantes da Assembleia-Geral do AMF, «tendo sido bem recebido» pela plateia.

 

Segundo a Agência Ecclesia, «os realizadores independentes Ian e Dominic Higgins apresentam os acontecimentos de Maio a Outubro de 1917 no contexto das perseguições religiosas da I República e da I Guerra Mundial, falando da mensagem de esperança entregue às três crianças».

 

«Pelo que vimos, está de acordo com a mensagem» , disse Nuno Prazeres, acrescentando que o filme - a preto e branco, rodado em Inglaterra e com algumas cenas captadas nos arredores da Cova da Iria -, apresenta também «uma actualização da própria mensagem» de Fátima e tem alguns momentos marcados «pela emoção».

 

Assente nos relatos da Irmã Lúcia, que no filme aparece a escrever as suas memórias enquanto as imagens retratam os seus escritos, o filme conta com a participação do presidente nacional do AMF em Inglaterra, Timothy Robertson, na revisão dos textos.

 

«Algumas imagens são históricas - como as da I Guerra Mundial» , revelou Nuno Prazeres, acrescentando que «este filme é muito diferente dos que até agora são conhecidos sobre Fátima». «Está actualizado. Conta inclusive a parte da revelação do Terceiro Segredo [revelado em Fátima em 13 de Maio de 2000, durante a terceira deslocação do Papa João Paulo II ao Santuário, para a beatificação dos videntes Jacinta e Francisco Marto], mas o principal é todo o período das aparições [entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917]», contou.

 

De acordo com Nuno Prazeres, «este é um filme não apenas para quem conhece Fátima, mas também para quem não conhece a mensagem e mesmo para quem não é cristão ou católico».

 

«Quando se fala de paz, fala-se para todo o mundo», disse.

 

Segundo as informações de que dispõe, o filme poderá entrar no circuito comercial ainda este ano.

 

Também o Apostolado Mundial de Fátima poderá a ter na película um veículo de difusão da sua mensagem. Isso mesmo foi admitido por Nuno Prazeres, ressalvando que tudo depende do produto final.

 

Entretanto, fonte do Santuário de Fátima disse à Agência Lusa que a instituição colaborou com os responsáveis pelo filme no empréstimo de alguns dos trajes mais antigos usados pelos figurantes.

 

 

(Fonte: Lusa / SOL online)

publicado por spedeus às 10:18

«Dá "toda" a glória a Deus. - "Espreme" com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma das tuas acções, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu "eu".» São Josemaría Escrivá – Caminho, 784 O ‘Spe Deus’ tem evidentemente um autor que normalmente assina JPR e que caso se justifique poderá assinar com o seu nome próprio, mas como o verdadeiramente importante é Deus na sua forma Trinitária, a Virgem Santíssima, a Igreja Católica e os seus ensinamentos, optou-se pela discrição.
NUNC COEPI - Blogue sugerido para questões de formação, doutrina, reflexões e comportamento humano
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/
subscrever feeds
links
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

blogs SAPO